segunda-feira, 15 de agosto de 2011

hum acho que vocês merecem mais alguns exercícios portanto ai vai- SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:

QUESTÃO 01
A partir da Segunda Guerra Mundial e até 1960, o Brasil, a exemplo de outros países do denominado "Cone Sul", teve sua história marcada por um processo de modernização caracterizado

a) pela criação de uma política desenvolvimentista baseada em um processo de industrialização associado aos capitais estrangeiros.
b) pela organização de políticas de moldes socialistas que ocasionaram a fuga de capitais estrangeiros.
c) pela elaboração de uma política populista, caracterizada por uma intensa reforma agrária, levando a um processo de crescimento do mercado interno.
d) pelo surgimento de governos militares de regime ditatorial instalados para frear a expansão de movimentos socialistas.
e) pela preservação de uma política oligárquica e de caráter nacionalista, responsável por um desenvolvimento industrial contrário aos interesses norte-americanos.

QUESTÃO 02

A Segunda Guerra Mundial e as transformações subseqüentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava:
a) favorecimento ao bloco socialista.
b) alinhamento à política norte-americana.
c) postura neutralista.
d) visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo.
e) posição de defesa da autodeterminação latino-americana.

QUESTÃO 03

O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia.
b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha.
e) a invasão da Petrônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germânico-Soviético.


QUESTÃO 04
"Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:
a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente.
c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.
d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima.


QUESTÃO 05
Sobre as etapas do processo de construção do socialismo na China, é correto afirmar que:
a) durante o governo republicano do Partido Nacionalista (Kuomintang), de Sun Yat-sen, que havia proclamado a república em 1911, a aliança com os chefes militares regionais ("Senhores da Guerra") permitiu a extinção das zonas de influência ocidentais e japonesas na China.
b) o Tratado de Versalhes, em 1919, definiu a soberania chinesa diante do Japão, o que permitiu a formação de um governo de coligação nacional com o apoio popular, do qual participavam os "senhores da guerra", o Kuomintang e os comunistas.
c) a Longa Marcha, em 1934-35, foi uma reação popular contra a invasão da Manchúria pelos Russos, em 1931, que reuniu as forças militares do Kuomintang e do Partido Comunista Chinês para a libertação dessa região.
d) ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, acirraram-se as rivalidades entre o Partido Comunista Chinês e a União Soviética Stalinista, que passou a ajudar militarmente o Kuomintang em sua luta contra os comunistas, lançando a China em um período de guerra civil.
e) após a vitória dos comunistas, em 1949, foram implantadas diversas reformas, que não conseguiram atender às exigências sociais, o que provocou críticas crescentes que ameaçavam o governo do Partido Comunista, culminando no "Movimento das Cem Flores", em 1956.

QUESTÃO 06

Em torno de fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:

1. BLITZKRIEG ( ) Guerra relâmpago

2. KAMIKAZE ( ) Cidade arrasada pela bomba atômica

3. A GRANDE ALIANÇA ( ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa

4. AS NAÇÕES DO EIXO ( ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos

5. NAGAZAKI ( ) Japão, Itália e Alemanha

A seqüência correta é:
a) 2, 3, 5, 4 e 1;
b) 1, 2, 5, 4 e 3;
c) 1, 5, 2, 4 e 3;
d) 1, 5, 2, 3 e 4;
e) 4, 5, 2, 3 e 1.

QUESTÃO 07

Em 24 de outubro próximo passado, chefes de Estados, reunidos em Nova Iorque, comemoraram 50.o aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa esta organização?
a) A organização dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.
b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
c) O fim da guerra fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.
d) A descolonização da América e da África e os respectivos engajamentos políticos dos dois continentes.
e) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.


QUESTÃO 08

Entre as afirmações a seguir, identifique as falsas e as verdadeiras.

( ) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o norte do Vietnã, sob a liderança de Ho-Chi-Min, torna-se independente da França.

( ) O processo de descolonização do continente africano acelerou-se a partir de 1945. Entre as nações européias, que possuíam colônias na África, estavam a França, Inglaterra, Portugal, Bélgica e Itália.

( ) Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou dividida em duas partes com sistemas políticos e econômicos opostos.

( ) No período entre as duas guerras mundiais, o mundo assiste à formação da primeira república socialista: a URSS.

( ) A guerra fria foi a conseqüência da divisão do mundo em dois blocos. Os capitalistas, liderados pelos Estados Unidos da América do Norte, e os socialistas, liderados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, na disputa por novos domínios territoriais.

A seqüência correta é:
a) V, V, V, V e V;

b) F, V, V, V e V;

c) F , F, V, V e F;

d) V, F, V, F e V;

e) F, F, F, F e F;

QUESTÃO 09

A história da tragédia humana está pontilhada de episódios nos quais as crianças são atores principais; identifique, entre as proposições a seguir, as verdadeiras e as falsas.

( ) Durante a Revolução Industrial, na Inglaterra, crianças foram utilizadas como mão-de-obra barata nas indústrias têxteis.

( ) A Quinta Cruzada, organizada pelos franceses, tinha na inocência das crianças francesas e alemãs a força para combater os árabes. O resultado foi penúria e morte para estas crianças.

( ) No fim da Segunda Guerra Mundial, quando o exército alemão foi destroçado pelas tropas aliadas, restou a Hitler convocar crianças entre 12 e 15 anos para substituir os soldados no "front" da guerra.

( ) As crianças palestinas, atualmente, estão envolvidas na guerra santa - que se estende no Oriente Médio - entre árabes e judeus.

( ) No Brasil, as crianças de rua, a exemplo das da Candelária, não estão envolvidas com uma guerra convencional, mas na guerra cotidiana pela sobrevivência.

a) V, V, F, V e V;

b) F, V, V, F e V;

c) F , F, V, V e F;

d) V, V, V, V e V;

e) F, F, F, F e F;

QUESTÃO 10
O período de 1919 a 1939, pelos componentes que o constituíram, marcados por esperanças e frustrações, é tido como um dos mais críticos da época contemporânea. Dos esforços para superar a devastação da Primeira Guerra Mundial, se encaminha para a recuperação e logo em seguida para o novo conflito mundial. A respeito desse período é correto afirmar que:
(01) A frustração e o inconformismo do alemães, submetidos às cláusulas do Tratado de Versalhes, levaram - nos a chamar esse acordo de "Diktat".
(02) A Liga das Nações (ou Sociedade das Nações), criada após a Primeira Guerra Mundial, recebeu apoio de todas as potências e teve atuação decisiva para evitar todas as crises internacionais da década de 1930.
(04) A URSS participou ativamente da política internacional européia na década de 1920.
(08) Nesse período houve a vitória das ditaduras do tipo nazi - fascista na Itália e na Alemanha, além de regimes autoritários em diversos países, como Portugal e Espanha.
(16) A crise de 1929 e a grande depressão econômica que ela gerou, desencadearam também crises políticas, reacenderam nacionalismos econômicos e políticos, facilitaram a ascensão de ditaduras e contribuíram para o advento da Segunda Guerra Mundial.
soma das alternativas corretas
a) 16
b) 28
c) 14
d) 25
e) 31



Nenhum comentário:

Postar um comentário